Otras protagonistas del arte argentino
las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i71p51-79Palavras-chave:
mulheres artistas, salões nacionais, argentinaResumo
A partir de 1911, os Salões Nacionais da Argentina ofereceram às mulheres artistas a opor tunidade de tornar seu trabalho notório e ganhar reconhecimento. Este artigo analisa suas participações desde 1924, ano da consagração de Raquel Forner, até 1939, quando Ana Weiss de Rossi obteve o prêmio máximo. Além disso, são analisadas as trajetórias de três artistas (Catalina Mórtola de Bianchi, María Carmen Portela Cantilo e Hildara Pérez de Llansó) que encontraram no Salão Nacional um caminho (embora não fosse o único) para serem apresentadas ao público e à crítica. A recepção, a fortuna crítica e a inserção nos museus dessas cinco mulheres artistas, quatro das quais foram eliminadas da história da arte, são examinadas.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2018-12-13
Edição
Seção
Dossiê: Mulheres, arquivos e memórias
Licença
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
Como Citar
Gluzman, G. (2018). Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939). Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 71, 51-79. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i71p51-79