Rastros de cinema na teia literária urbana de Caio Fernando Abreu
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i72p184-199Palavras-chave:
Cultura urbana, urbanização e literatura, simulacro eindústria cultural, Caio Fernando Abreu e rastros de cinemaResumo
A meta é verificar de que forma os rastros de cinema são tecidos nos fios literários de “Pela noite”, de Caio Fernando Abreu, e por que seus personagens olham o mundo como se fosse cinema. Seriam reflexos da própria conversão do mundo contemporâneo em rastros de cinema e/ou de simulacros, que incluem também outros elos da indústria cultural? Seriam reflexos de uma experiência urbana percebida como telas em movimento, fruto de vivências mediadas por vidros, janelas e para-brisas como se fossem lentes de câmeras? A novela é o ponto de partida para se repensar o quanto a indústria cultural tem alterado o comportamento humano, estabelecendo novas relações entre sujeito, mundo material e aparelhos destinados à reprodutibilidade técnica
das imagens.
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