Trocando ideias musicais

a sociabilidade da circulação na música carioca independente nos anos 1990

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i73p47-63

Palavras-chave:

Escuta, sociabilidade, mídia, circulação, indie

Resumo

Este artigo descreve a formação de uma escuta local que emergiu no Rio de Janeiro nos anos 1990 entre participantes da música indie a partir do  fazer musical, que englobava a produção e a circulação de mídias através das quais o indie adquiriu sentido social.  Podemos chamar de sociabilidade da circulação o modo pelo qual formas materiais específicas, como revistas e fitas cassete, impactam os tipos de prática social que tanto facilitam a troca de materiais musicais quanto emergem dessa troca. O artigo liga as mídias da música à interação social e, através dela, à formação de uma escuta local. Argumenta-se que o som em si participa da formação de sociabilidades e de abordagens às mídias e, portanto, tem um papel na construção do significado e do valor da música ao longo do tempo.

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Publicado

2019-09-04

Edição

Seção

Dossiê: O musicar como trilha para a etnomusicologia

Como Citar

Garland, S. (2019). Trocando ideias musicais: a sociabilidade da circulação na música carioca independente nos anos 1990. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 73, 47-63. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i73p47-63