A obra de Jean-Baptiste Debret como fonte histórica para os estudos dos trajes usados no Brasil no início do século XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i74p270-301

Palavras-chave:

Debret, D. João VI, D. Pedro I, Brasil, vestimenta

Resumo

O artigo apresenta uma visão da moda usada no Brasil no início do século XIX à luz da obra do pintor francês Jean-Baptiste Debret. Sua obra constitui um corpus iconográfico com litografias feitas a partir de suas aquarelas e pranchas que comporiam os fascículos de Viagem pitoresca e histórica ao Brasil. Os trajes retratados por Debret foram analisados sob o olhar de historiadores da moda, concluindo-se que a moda usada no Brasil no período joanino e no Brasil de Pedro I seguiu as tendências europeias da época, o estilo Império e o estilo Romântico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marli Gomes de Araújo, Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP, Brasil)

    Marli Gomes de Araújo é mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo.

  • João Paulo Pereira Marcicano, Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP, Brasil)

    João Paulo Pereira Marcicano é professor associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP).

  • Maria Sílvia Barros de Held, Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP, Brasil);

    Maria Sílvia Barros de Held é professora associada da EACH/USP e pesquisadora do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (Ciaud/FA/ULisboa).

Downloads

Publicado

2019-12-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Araújo, M. G. de, Marcicano, J. P. P., & Held, M. S. B. de. (2019). A obra de Jean-Baptiste Debret como fonte histórica para os estudos dos trajes usados no Brasil no início do século XIX. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 74, 270-301. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i74p270-301