Grande sertão: veredas, um inventário da avifauna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i75p53-70

Palavras-chave:

Ecocrítica, avifauna, Guimarães Rosa

Resumo

O presente trabalho se propõe a inventariar as aves citadas no romance Grande sertão: veredas, classificando seus usos e traçando um panorama do processo criativo que as levou até as páginas do livro. Nosso objetivo é desvelar a natureza da representação da avifauna na obra, uma alternativa de leitura ecologicamente consciente que se opõe à perspectiva antropocêntrica que retrata os elementos da natureza de forma opaca e pitoresca. Acreditamos que uma abordagem ecocrítica nos permite reconhecer novos aspectos do complexo processo de criação rosiano, um amálgama de ciência natural e cultura popular originando uma mimese da natureza que fecunda diversos outros motivos dentro da obra.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Willian Dolberth, Universidade Federal do Paraná

    Willian Dolberth é mestrando, com auxílio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR, na linha de literatura e outras linguagens.

  • Klaus Eggensperger, Universidade Federal do Paraná

    Klaus F. W. Eggensperger é professor de Estudos Literários e Culturais da graduação e da pós-graduação em Letras na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde fundou o Grupo de Estudos Ecocríticos (Geco), e autor de, entre outros trabalhos, Modale Nebenverben im Jiddischen. Eine korpusgestützte Untersuchung zu “soln” und “wolt” (1995).

Downloads

Publicado

2020-04-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Dolberth, W., & Eggensperger, K. (2020). Grande sertão: veredas, um inventário da avifauna. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 1(75), 53-70. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i75p53-70