Os “rolês” do movimento negro brasileiro na atualidade, nas “pegadas” da educação

Palavras-chave: Movimento negro, antirracismo, educação, Brasil

Resumo

Este artigo é um dos resultados da pesquisa “Movimento negro na atualidade”. A partir de metodologia combinada, com a análise de formulários on-line e de entrevistas de história oral, tivemos acesso a 261 militantes antirracistas de todo o país, dos quais entrevistamos 10%, em sete estados, distribuídos entre as cinco diferentes regiões do Brasil. O objetivo é apresentar algumas das principais características do movimento negro brasileiro na atualidade e algumas das principais estratégias, frentes de atuação, demandas e referenciais adotados por esse movimento social, no esforço de compreender de que maneira seus militantes têm construído a luta antirracista nos mais diversos campos, especialmente na área da educação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amilcar Araujo Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Amilcar Araujo Pereira é professor associado da Faculdade de Educação, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ), coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Antirracista (Gepear/UFRJ) e bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado/Faperj.

Jorge Lucas Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Jorge Lucas Maia é mestrando em Educação no PPGE/UFRJ e integrante do Gepear/UFRJ. 

Thayara Cristine Silva de Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Thayara Cristine Silva de Lima é doutoranda em Educação no PPGE/UFRJ e integrante do Gepear/UFRJ. 

Publicado
2020-04-28
Como Citar
Pereira, A., Maia, J. L., & Lima, T. C. (2020). Os “rolês” do movimento negro brasileiro na atualidade, nas “pegadas” da educação. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 1(75), 162-183. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i75p162-183
Seção
Artigos