“À moda de”
notas acerca de En singeant...: pastiches littéraires, de Sérgio Milliet e Charles Reber
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i76p220-240Palavras-chave:
Sérgio Milliet, En singeant, pastiche, simbolismoResumo
Em 1918 Sérgio Milliet lançou, com Charles Reber, En singeant...: pastiches littéraires, segundo livro de sua lavra em solo suíço (um ano antes, saíra Par le sentier pela editora Le Carmel). O autor publicaria mais duas obras antes de retornar ao Brasil: Le départ sous la pluie e Œil de bœuf. O objetivo deste estudo é, à luz das reflexões sobre o pastiche propostas por Genette, Decout e Aron, apresentar – passando em revista o contexto de publicação e o rol de homenageados com as imitações – comentários acerca de um título que permanece desconhecido dos leitores e ignorado pela crítica.
Downloads
Referências
ALAMBERT JÚNIOR, Francisco. Um melancólico no auge do modernismo: Sérgio Milliet (uma trajetória no exílio). Dissertação (Mestrado em História). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 1991.
ARON, Paul. Histoire du pastiche: le pastiche littéraire français, de la Renaissance à nos jours. Paris: Presses Universitaires de France, 2008.
BAUDELAIRE, Charles. Les fleurs du mal. Paris: Gallimard, 2005.
BIVAR, Vanessa dos Santos Bodstein. Vivre à St. Paul: os imigrantes franceses na São Paulo oitocentista. Tese (Doutorado em História). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2007.
BUENZOD, Emmanuel. Pour copie conforme.... Lausanne: Payot, 1918.
CAMPOS, Regina Maria Salgado. Ceticismo e responsabilidade: Gide e Montaigne na obra crítica de Sérgio Milliet. São Paulo: Annablume, 1996.
CANDIDO, Antonio. (1944). Sérgio Milliet, o crítico. In: MILLIET, Sérgio. Diário crítico (1940-1943). v. I. São Paulo: Martins, 1981, p. XI-XXX.
DECOUT, Maxime. Qui a peur de l’imitation?. Paris: Les Editions de Minuit, 2017.
D’ELIA, Antônio. Prefácio. In: MILLIET, Sérgio. 40 anos de poesia. Seleção e prefácio de Antônio d’Elia. S. l.: Brasil Editora, 1964, p. 5-9.
GENETTE, Gérard. Palimpsestes: la littérature au second degré. Paris: Editions du Seuil, 1992.
GONNARD, Nathalie; NÉEL, Laure. Présentation. In: REBOUX, Paul; MÜLLER, Charles. À la manière de...: pastiches classiques. Apresentação, notas, questões e posfácio de Nathalie Gonnard e Laure Néel. Paris: Editions Magnard, 2009, p. 5-12.
KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. São Paulo: Perspectiva, 1974.
LA FONTAINE, Jean de. Fables. Paris, Ed. Robert Laffont, 1958 (Collection des Cent Chefs d’Œuvre).
MILLIET, Sérgio. Par le sentier. Genebra/Paris: Editions du Carmel, 1917.
MILLIET, Sérgio. Le départ sous la pluie. São Paulo/Genebra: Edition du Groupe Littéraire Jean Violette, 1919.
MILLIET, Sérgio. La littérature à Genève – Les poètes. Lumière, Antuérpia, ano 3, 1921a, n. 2, p. 7-9.
MILLIET, Sérgio. La littérature à Genève – Les prosateurs. Lumière, Antuérpia, ano 3, 1921b, n. 3, p. 9-10.
MILLIET, Sérgio. Œil de bœuf: précédé d’autres poésies. Antuérpia, Editions Lumière, 1923.
MILLIET, Sérgio. Roberto. São Paulo: Niccolini, 1935.
MILLIET, Sérgio. Marcha a ré. Rio de Janeiro: José Olympio, 1936.
MILLIET, Sérgio. De ontem, de hoje e de sempre: amigos, amiga... v. 1. São Paulo: Martins Editora, 1960.
MILLIET, Sérgio. De ontem, de hoje e de sempre: Recordações com devaneios. v. 2. São Paulo: Martins Editora, 1962.
MILLIET, Sérgio. 40 anos de poesia. Seleção e prefácio de Antônio d’Elia. S. l.: Brasil Editora, 1964.
MILLIET, Sérgio. (1944). Diário crítico (1940-1943). v. I. São Paulo: Martins, 1981a.
MILLIET, Sérgio. (1949). Diário crítico (1948-1949). v. VI. São Paulo: Martins, 1981b.
MILLIET, Sérgio. (1953). Diário crítico (1949-1950). v. VII. São Paulo: Martins, 1981c.
MILLIET, Sérgio; REBER, Charles. En singeant...: pastiches littéraires. Genebra: Atar, 1918.
MOTA, Carlos Guilherme. Internacionalização da arquitetura e da crítica de arte: Sérgio Milliet. Estudos Avançados, São Paulo, v. 33, n. 96, 2019, p. 449-458. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2019.3396.0022
PINHEIRO, Valter Cesar. A estreia literária de Sérgio Milliet: Par le sentier. Remate de Males, Campinas/SP, v. 38, n 2, 2018, p. 990-1017. https://doi.org/10.20396/remate.v38i2.8651936.
PROUST, Marcel. Pastiches et mélanges. Paris: Gallimard, 2013.
PROUST, Marcel. Correspondance. v. VIII. Paris: Plon, 1981.
REBER, Charles; VUATAZ, Roger. Souvenirs de Saint-Antoine: la vie au collège. Carouge: Imprimerie Premet & Faes, 1918.
REBOUX, Paul; MÜLLER, Charles. À la manière de...: pastiches classiques. Apresentação, notas, questões e posfácio de Nathalie Gonnard e Laure Néel. Paris: Editions Magnard, 2009.
SAMOYAULT, Tiphaine. L’intertextualité: mémoire de la littérature. Paris: Armand Colin, 2014.
SANGSUE, Daniel. La relation parodique. Paris: José Corti, 2007.
SANGSUE, Daniel. Pasticheries. Romantisme. Paris: Armand Colin, v. 148, n. 2, 2010, p. 77-90. https://doi.org/10.3917/rom.148.0077.
SERRANO, Pedro Bueno de Melo. A crítica bandeirante (1920-1950). Dissertação (Mestrado em Sociologia). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2016.
VERLAINE, Paulo. Poèmes saturniens. Paris: Librairie Générale Française, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.