“O que causa prazer”: lundu entre neoclássicos e românticos na Casa da Ópera de Ouro Preto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i81p84-97

Palavras-chave:

Casa da Ópera, Lundu, Teatro oitocentista, Ouro Preto

Resumo

O artigo analisa uma polêmica de jornal entre um empresário teatral e um sócio anônimo da Casa da Ópera de Ouro Preto, publicada no O Universal, de Minas Gerais, em 1826. Os textos  trocados revelam expectativas, frustrações e a realidade do trabalho teatral da casa de espetáculos sobre repertório, formas cênicas e relação com espectadores na construção do Brasil independente. As disputas entre o imaginário neoclássico e romântico estão presentes, num jogo com o mercado teatral e o sucesso do gênero de origem afrodiaspórica lundu.

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Biografia do Autor

Mariana Mayor, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutora em Artes Cênicas pela ECA-USP, pós-doutoranda do Departamento de História da FFLCH-USP e pesquisadora residente da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM).

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Publicado

2022-04-29

Como Citar

Mayor, M. (2022). “O que causa prazer”: lundu entre neoclássicos e românticos na Casa da Ópera de Ouro Preto. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 1(81), 84-97. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i81p84-97

Edição

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Artigos