A máquina de Polímnia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i82p97-115

Palavras-chave:

Transnacionalismo, hibridismo artístico, transgressão de limites

Resumo

Inacabado e ambicioso, O Banquete, o derradeiro ensaio musicológico de Mário de Andrade, ilustra o conflito entre a ideia de um nacionalismo musical e sua ruptura por meio de uma teoria compositiva europeia de vanguarda. O ensaio é uma sorte de diálogo com o dodecafonismo que foi introduzido, na Argentina, em 1934, por Juan Carlos Paz e, no Brasil, em 1937, por Hans‐Joachim Koellreutter.

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Biografia do Autor

  • Raul Antelo, Universidade Federal de Santa Catarina

    Lecionou na Universidade Federal de Santa Catarina. Foi pesquisador do CNPq, Guggenheim Fellow e professor visitante nas Universidades de Yale, Duke, Texas at Austin, Maryland e Leiden. Presidiu a Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC) e recebeu o doutorado honoris causa pela Universidad Nacional de Cuyo. É autor de vários livros, dentre eles, Maria com Marcel. Duchamp nos trópicos; Archifilologías latinoamericanas; A ruinologia; Visão e potência-donão; A máquina afilológica; En muerte: miniaturas urbanas; Azulejos. Lo transvisual y la arqueología de lo moderno. Editor de Mário de Andrade, Jorge Amado e João do Rio, preparou, em colaboração, Lirismo+Crítica+Arte=Poesia. Um século de Pauliceia Desvairada.

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Publicado

2022-08-23

Edição

Seção

Dossiê Paralelos 22

Como Citar

Antelo, R. (2022). A máquina de Polímnia. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 1(82), 97-115. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i82p97-115