Entre a praça e o largo: artistas e intelectuais na formação de dois “berços” do samba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i83p146-164

Palavras-chave:

Praça Onze, Largo da Banana, Museu da Imagem e do Som

Resumo

Comparando a Praça Onze e o Largo da Banana, este artigo analisa as negociações assimétricas entre sambistas negros e intelectuais brancos na consolidação desses espaços como “berços” do samba, conduzidas nos Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e de São Paulo. Projetos de história oral realizados entre os anos 1960 e 1980 ambicionavam formalizar uma narrativa a partir dos mesmos parâmetros acerca da autenticidade da cultura popular, mas produziram efeitos diversos, relacionados com o modo como as identidades étnico-raciais se constituíram nas duas cidades.

[Este artigo resulta de reflexões conjuntas relacionadas com nossas pesquisas de doutorado, financiadas pela Fapesp (Processos n. 16/ 26239-8 e 16/02062-1), e com o pós-doutorado realizado no Lemann Center for Brazilian Studies da University of Illinois pela autora. Agradecemos a essas instituições os financiamentos dos projetos.]

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Biografia do Autor

  • Renata Monteiro Siqueira, Universidade de São Paulo

    Renata Monteiro Siqueira é doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP). Foi contemplada, de janeiro a maio de 2022, com a Werner Baer Postdoctoral Position no Lemann Center for Brazilian Studies, na University of Illinois at Urbana-Champaign, nos Estados Unidos.

  • Rafael do Nascimento Cesar, Universidade de São Paulo

    Rafael do Nascimento Cesar é doutor em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorando em Antropologia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) e autor de Compondo Chiquinha Gonzaga: contrapontos antropológicos (Papéis Selvagens, no prelo).

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Publicado

2022-12-19

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Como Citar

Entre a praça e o largo: artistas e intelectuais na formação de dois “berços” do samba. (2022). Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 1(83), 146-164. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i83p146-164