Grades e caixas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i84p212-218Palavras-chave:
Contos, Literatura brasileira, Literatura brasileira contemporânea, Ana Paula PachecoResumo
A seção Criação tem por objetivo publicar textos e materiais inéditos de escritores e/ou artistas, fotógrafos, desenhistas, além de documentos inéditos encontrados no Arquivo do IEB/USP. “Grades e caixas”, de Ana Paula Pacheco, reúne dois contos sobre o feminino. Pacheco é escritora e professora de Teoria Literária e Literatura Comparada na Universidade de São Paulo. “Pedaços de sonho, seguidos de considerações tecidas pelo Urso siberiano” se beneficia de estudos de Freud (1972), e de narrativas de Schnitzler (1987; 2008) e de Nastassja Martin (2021). “Pandora, a barata” incorpora livremente estudos de Erwin e Dora Panofsky (2009).
Downloads
Referências
FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos (volume 1). In: FREUD, Sigmund. Obras completas. v. IV. Rio de Janeiro: Imago, 1972.
MARTIN, Nastassja. Escute as feras. São Paulo: Editora 34, 2020.
PANOFSKY, Erwin; PANOFSKY, Dora. A caixa de Pandora: as transformações de um símbolo mítico. Tradução Vera Maria Pereira. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SCHNITZLER, Arthur. Breve romance de sonho. Tradução Sérgio Tellaroli. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
SCHNITZLER, Arthur. O diário de Redegonda. In: SCHNITZLER, Arthur. Contos de amor e morte. Tradução George Sperber. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.