As ninfas dos mares de cá: a ninfa pagã e seu exílio nos trópicos

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DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i85p150-170

Mots-clés :

Ninfa, Arte brasileira, Século XIX

Résumé

O presente artigo tem como mote as chamadas ninfas na arte brasileira do século XIX. Para cumprir tal desígnio, parte-se das premissas teóricas de dois historiadores da arte, Aby Warburg e Georges Didi-Huberman. Foram, então, abordadas quatro personagens outrora literárias que se transformaram em personagens pictóricas pelos pincéis de renomados artistas brasileiros: Lindoia, Moema, Iracema e Marabá. Nas telas de José Maria de Medeiros, Victor Meirelles, Antônio Parreiras e Rodolfo Amoedo, buscamos encontrar a ninfa pagã em seu exílio nos trópicos.

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Biographie de l'auteur

  • Daniela Queiroz Campos, Universidade Federal de Santa Catarina

    Daniela Queiroz Campos é professora de História da Arte do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publiée

2023-08-30

Numéro

Rubrique

RIEB010

Comment citer

Campos, D. Q. . (2023). As ninfas dos mares de cá: a ninfa pagã e seu exílio nos trópicos. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 1(85), 150-170. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i85p150-170