Arte e ofício: a trajetória do escultor e fundidor Roque de Mingo em São Paulo na primeira metade do século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.88.2024.229335

Palavras-chave:

Roque de Mingo, Fundição artística, Escultura

Resumo

Este artigo aborda a trajetória do escultor e fundidor Roque de Mingo (1890-1972), atuante em São Paulo nas primeiras décadas do século XX. Nossa proposta é analisar como esse personagem se inseriu no campo artístico paulistano de maneira inicialmente alheia às instituições acadêmicas – na qualidade de fundidor artístico – até, paulatinamente, alcançar posições de poder dentro desse circuito. Nossa hipótese é que a trajetória desse escultor-fundidor é reveladora das expectativas e dos conflitos vividos por esses atores que, devido à sua origem social mais humilde, precisaram se aproximar do universo artístico na qualidade de artífices – o que lhes garantiria uma renda imediata, e, ao mesmo tempo, contato frequente com artistas e com a prática da escultura.

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Biografia do Autor

  • Rafael Dias Scarelli, Universidade de São Paulo

    Rafael Dias Scarelli é doutorando em História Social na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), com pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp – processo n. 2020/05096-0).

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Publicado

2024-09-06

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Scarelli, R. D. . (2024). Arte e ofício: a trajetória do escultor e fundidor Roque de Mingo em São Paulo na primeira metade do século XX. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 1(88), 1-34. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.88.2024.229335