A música em cena na Belle Époque paulistana

Autores

  • José Geraldo Vinci de Moraes Universidade de São Paulo
  • Denise Sella Fonseca Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i54p107-138

Palavras-chave:

Música popular, teatro musicado, São Paulo.

Resumo

No período entre os últimos anos do século XIX até as duas primeirasdécadas do século XX, tiveram lugar na cena musical paulistanagêneros teatrais cujo objetivo central era divertir o grande públicoacima de qualquer outra pretensão. Apesar de cada um deles ter suaspróprias convenções e dinâmica de funcionamento, todos tinhamna música elemento essencial ao espetáculo. A designação “teatrode revista” tornou-se referência e serviu para nomear um conjuntobem maior de modalidades, que inclui operetas, burletas, mágicas,vaudeviles, zarzuelas, fantasias, entre outras. Elemento importantena produção e divulgação da música no espaço urbano antes doaparecimento e consolidação dos meios de comunicação eletrônicos,o estudo do teatro musicado nos seus diversos e complexos aspectospode ser fundamental para a compreensão do panorama da música eda cultura popular na cidade de São Paulo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Geraldo Vinci de Moraes, Universidade de São Paulo
    Professor de Teoria e Metodologia da História e dos Programas de Pós-Graduação em História Social e de Música da Universidade de São Paulo (USP). É pesquisador CNPq.
  • Denise Sella Fonseca, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo
    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, FFLCH-USP, onde desenvolve a dissertação O teatro musicado paulistano na Belle Époque, 2011. Ébolsista Fapesp.

Downloads

Publicado

2012-03-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Moraes, J. G. V. de, & Fonseca, D. S. (2012). A música em cena na Belle Époque paulistana. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 54, 107-138. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i54p107-138