Sobre anjos e irmãos: cinquenta anos de expressão política do “crime” numa tradição musical das periferias

Autores

  • Gabriel Sanctis Feltran Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, São Carlos, SP, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i56p43-72

Palavras-chave:

periferia, música, crime, política, etnografia.

Resumo

A bibliografia sobre as periferias urbanas, sobretudo em São Paulo,
enfatizou sucessivamente a ação política dos movimentos de trabalhadores
(anos 1970-1980) e a “violência urbana” (anos 1990-2000). A relação entre “política” e “violência” foi, entretanto, muito pouco discutida, como se “trabalhadores” e “bandidos” não coexistissem no tempo e no espaço e não construíssem mutuamente suas histórias de vida. Este ensaio se dedica a pensar essa relação, tomando como objeto heurístico a recuperação de fragmento da letra da canção “Charles Junior”, de Jorge Ben (1970), na abertura do álbum Nada como um dia após o outro dia dos Racionais MC’s (2002). Estudando a tradição expressiva condensada nessa citação, discuto as últimas cinco décadas de construção social do “crime” como guardião legitimado de valores políticos como paz, justiça, liberdade e igualdade em
territórios das periferias urbanas.

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Biografia do Autor

  • Gabriel Sanctis Feltran, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, São Carlos, SP, Brasil)
    Professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, São Carlos, SP, Brasil). Pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

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Publicado

2013-12-18

Edição

Seção

Dossiê Culturas da Periferia

Como Citar

Feltran, G. S. (2013). Sobre anjos e irmãos: cinquenta anos de expressão política do “crime” numa tradição musical das periferias. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 56, 43-72. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i56p43-72