O conceito de identidade nacional na arte mineira do período colonial

Autores

  • Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro / Escola de Belas Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i30p117-128

Palavras-chave:

barroco mineiro, Brasil colonial, historiografia artística brasileira, identidade nacional.

Resumo

Definido a partir de 1920 por Mário de Andrade e os modernistas, o conceito de identidade nacional no chamado "barroco mineiro", tema ainda controverso na historiografia artística brasileira, é fundamental para o estudo da questão da originalidade da arte produzida no Brasil colonial face às importações européias. O presente artigo faz um balanço da situação atual da pesquisa relativa ao tema e propõe novas abordagens e perspectivas de análise.

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Biografia do Autor

  • Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro / Escola de Belas Artes
    Professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Historiadora de Arte do SPHAN.

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Publicado

1989-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Oliveira, M. A. R. de. (1989). O conceito de identidade nacional na arte mineira do período colonial. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 30, 117-128. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i30p117-128