Mário de Andrade: percurso crítico de Anita a Vieira da Silva

Autores

  • Nelson Alfredo Aguilar Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) / Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i30p129-147

Palavras-chave:

arte figurativa, arte moderna, espacialização, pintura brasileira.

Resumo

A tomada de consciência do problema do espaço é e foi sempre o problema fundamental da pintura na sáculo XX. Pergunta-se de que maneira esta questão do espaço, que se colocou tão claramente na Europa, pôde se repetir no Brasil, onde a situação não se prestava à uma reflexão trórica da parte de pintores-pedagogos pertencentes à modernidade. Estudos preliminares sobre a estada de Vieira da Silva na Brasil (1940/47) mostraram o caminho. Comparando as obras de Vieira da Silva anteriores às que produziu durente os sete anos de sua estada no Brasil, é possível captar de uma parte a incidência de sua arte sobre a pintura brasileira e de outra a incidência desta pintura sobre a obra de Vieira da Silva.

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Biografia do Autor

  • Nelson Alfredo Aguilar, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) / Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
    Professor Assistente Doutor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

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Publicado

1989-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aguilar, N. A. (1989). Mário de Andrade: percurso crítico de Anita a Vieira da Silva. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 30, 129-147. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i30p129-147