Um reformador

Autores

  • Antonio Candido Universidade de São Paulo / Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i37p11-17

Palavras-chave:

estudo da educação, ensino, reforma educacional, sociologia da educação, bibliografia.

Resumo

O artigo parte de uma classificação didática da obra de Fernando de Azevedo e se detém na análise de A cultura brasileira (1943) destacando a reflexão que transmite, a bibliografia e a iconografia que apresenta. Reconhece o traço original que conduz o livro e o educador, ou seja, o de coroar o estudo da sociedade e da cultura pelo estudo da educação. Concentra-se, de propósito, no campo da reflexão político-social, acentuando a responsabilidade de todos, inclusive do governo, pela quase falência atual dos níveis do ensino e recomenda a busca de soluções a partir do pensamento e ação daquele grande reformador.

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Biografia do Autor

  • Antonio Candido, Universidade de São Paulo / Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Professor Emérito da FFLCH/USP.

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Publicado

1994-12-31

Edição

Seção

Apresentação

Como Citar

Candido, A. (1994). Um reformador. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 37, 11-17. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i37p11-17