Fernando de Azevedo: o sociólogo

Autores

  • Maria Isaura Pereira de Queiroz Universidade de São Paulo / Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i37p53-69

Palavras-chave:

reforma do ensino, Sociologia, Sociologia da Educação, bibliografia.

Resumo

O artigo acompanha o percurso do educador em sua ação efetiva em prol das reformas do ensino, paralelamente ao papel de revelador da Sociologia e da Sociologia da Educação no Brasil. Desenvolve a interpretação/revisão das obras por ele escritas -- da década de 20 a de 60 -- destacando a posição de seguidor de Durkheim, acrescida de postura proveniente dos ensinos de Edgar Morin. Reconhece nos estudos de ensino deixados por Fernando de Azevedo a predominância da perspectiva sociológica e, no acervo por ele legado, um transmissor de conhecimentos, portanto motivação para novos trabalhos.

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Biografia do Autor

  • Maria Isaura Pereira de Queiroz, Universidade de São Paulo / Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Professora Emérita da FFLCH/USP.

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Publicado

1994-12-31

Edição

Seção

Apresentação

Como Citar

Queiroz, M. I. P. de. (1994). Fernando de Azevedo: o sociólogo. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 37, 53-69. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i37p53-69