Mário e o Barroco

Autores

  • José Augusto Avancini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i36p47-66

Palavras-chave:

Barroco, Artes Plásticas, Aleijadinho, Patrimônio histórico, Nacionalismo, Século XVIII

Resumo

Estuda-se um dos eixos da teoria marioandradina sobre o Brasil, o barroco a partir de quatro crônicas publicadas em 1920. Nelas, Mário de Andrade enfoca a arquitetura, a escultura e a pintura, reconhecendo a especificidade e riqueza da criação mineira. Desta, destaca o Aleijadinho, trabalhando a função social como critério para reconhecer no escultor a melhor expressão do gênio nacional. Concluiu-se que, naquele momento, o pensamento crítico de Mário de Andrade associa barroco, nacionalismo e cultura alemã, abrindo espaço para a valorização do nosso patrimônio histórico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Augusto Avancini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Professor do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

1994-07-01

Edição

Seção

Apresentação

Como Citar

Mário e o Barroco. (1994). Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 36, 47-66. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i36p47-66