Consciência e Criação na Poesia de Mário de Andrade

Autores

  • Roberto de Oliveira Brandão Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i36p121-133

Palavras-chave:

Metapoema, Modernismo de 22, Consciência e Poesia em Mário de Andrade

Resumo

O present texto procura detectar e acompanhar o movimento de consciência de Mário de Andrade através de sua produção poética, de modo especial no "PREFÁCIO INTERESSANTÍSSIMO', COMPOSIÇÃO", composição e,blemática da passagem da poesia brasileira pelo caldeirão renovador que foi o Modernismo de 22. Transitando das teorias e das soluções poéticas do tempo às auto-análises e confissões de "passadismo", Mário vai construindo um tecido poético compósito onde valores como "unidade", "isenção" e "distanciamento" líricos cedem lugar à "pluraridade", "participação" e "análise" com que a arte moderna iria dar substância à experiência estética como relação direta entre a consciência e a matéria do mundo.

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Biografia do Autor

  • Roberto de Oliveira Brandão, Universidade de São Paulo
    Professor de literatura brasileira na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo

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Publicado

1994-07-01

Edição

Seção

Apresentação

Como Citar

Brandão, R. de O. (1994). Consciência e Criação na Poesia de Mário de Andrade. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 36, 121-133. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i36p121-133