Curral de reses, curral de almas introdução à urbanização dos “Certoens” das capitanias do Norte (séculos XVII-XIX)

Autores

  • Esdras Arraes Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i58p51-77

Palavras-chave:

Colonialismo, pecuária, rede urbana, sertão nordestino, urbanização.

Resumo

Analisar como ocorreu a paulatina estruturação das redes urbanas (eclesiástica e civil) dos sertões das capitanias do Norte é o objetivo deste ensaio. Com foco nas zonas interiorizadas dos atuais estados que compõem a região Nordeste do Brasil, propõe-se a descortinar a política de urbanização de Portugal através da institucionalização de núcleos urbanos, estrategicamente locados no território, para o favorecimento do Estado luso e Igreja Católica, unidos ao longo do colonialismo por acordos papais de benefícios mútuos. “Curral de reses” busca esclarecer como a pecuária extensiva constituiu o elemento principal para o povoamento e posse das terras sertanejas. Sem o gado não seria possível o surgimento do “curral de almas”, isto é, de assentamentos humanos que viriam a configurar o sistema urbano dos sertões nordestinos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Esdras Arraes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
    Arquiteto e urbanista, possui graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Pernambuco(UFPE) e mestrado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é doutorando na mesma instituição.

Downloads

Publicado

2014-06-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Arraes, E. (2014). Curral de reses, curral de almas introdução à urbanização dos “Certoens” das capitanias do Norte (séculos XVII-XIX). Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 58, 51-77. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i58p51-77