“Chicago” no Brasil a importância da redescoberta da cidade e da “raça”

Autores

  • Frank Eckardt Universidade Bauhaus

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i58p79-103

Palavras-chave:

Escola de Chicago, sociologia urbana, relações raciais.

Resumo

O desenvolvimento das cidades contemporâneas no Brasil levanta muitas questões conceituais para a sociologia urbana. A tradição conceitual da Escola de Chicago parece não ser aplicável, uma vez que sua elaboração de segregação se relaciona com a questão de raça. Assim, assumiu-se que as cidades brasileiras são diferentes. Neste artigo, o autor quer questionar essa perspectiva. Em primeiro lugar, será demonstrado que o legado da Escola de Chicago no Brasil tem mais a oferecer do que geralmente se aceita. Ele também pode ajudar a ver que as cidades brasileiras têm sido “produto” de um equívoco comum entre os estudiosos americanos e brasileiros sobre a sociologia urbana. Em segundo lugar, o artigo defende uma interpretação renovada da Escola de Chicago, no contexto dos debates contemporâneos no Brasil no que diz respeito tanto à questão da desigualdade racial e social quanto ao conceito de favela.

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Biografia do Autor

  • Frank Eckardt, Universidade Bauhaus
    Professor de sociologia urbana na Universidade Bauhaus, Weimar, Alemanha.

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Publicado

2014-06-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Eckardt, F. (2014). “Chicago” no Brasil a importância da redescoberta da cidade e da “raça”. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 58, 79-103. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i58p79-103