Da relevância pública dos espaços livres um estudo sobre metrópoles e capitais brasileiras

Autores

  • Eugenio Fernandes Queiroga Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i58p105-132

Palavras-chave:

Espaços livres, dimensões públicas do espaço, esfera pública, metrópoles brasileiras, capitais brasileiras.

Resumo

Os espaços livres possuem enorme importância para as cidades – em que pese serem frequentemente mal tratados pelos agentes públicos e privados – sejam como espaços do cotidiano, como lugar de convivência nas mais diversas escalas, como lócus preferencial das manifestações políticas e de tantas outras práticas sociais. Os espaços livres, privados ou públicos, são os principais elementos capazes de prestar serviços ambientais no meio urbano. Discorre-se aqui sobre a relevância pública dos espaços livres de capitais e metrópoles brasileiras na contemporaneidade. Apresentam-se conceitos que não apenas permitam melhor compreensão do tema, mas que também podem ser úteis para a produção de políticas públicas efetivamente interessadas na melhoria da qualidade do espaço urbano de cidades e metrópoles brasileiras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eugenio Fernandes Queiroga, Universidade de São Paulo
    Professor Associado do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. - Nível 2.

Downloads

Publicado

2014-06-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Queiroga, E. F. (2014). Da relevância pública dos espaços livres um estudo sobre metrópoles e capitais brasileiras. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 58, 105-132. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i58p105-132