Arquitetura da tensão em tempos de repressão uma interpretação do samba "Roendo as unhas", de Paulinho da Viola

Autores

  • Eduardo de Lima Visconti Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i59p129-148

Resumo

Paulinho da Viola se consagrou como um dos protagonistas do mundo do samba na década de 1970. Em tempos de "chumbo", a canção "Roendo as unhas", lançada no ano de 1973, parece introjetar uma "semântica da repressão" em sua forma musical. A partir da análise desse samba verifica-se que dois recursos - o intervalo musical do trítono e um princípio de circularidade - atravessam todos os componentes musicais (melodia, harmonia, arranjo e base rítmica), conferindo à letra uma potência de tensão onipresente na organização estrutural da canção. O artigo pretende compreender o processo pelo qual o artista alcançou uma compatibilidade entre estruturas musicais e letra, resultando numa obra que condensa, em seu material estético, uma experiência que se refere ao andamento histórico do período2 .

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Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Dossiê Canção Brasileira: Popular, Tradicional, Erudita

Como Citar

Visconti, E. de L. (2014). Arquitetura da tensão em tempos de repressão uma interpretação do samba "Roendo as unhas", de Paulinho da Viola . Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 59, 129-148. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i59p129-148