Os coronéis – de Mendonça a Paulo Honório: notas sobre tipicidade e realismo em S. Bernardo

Autores

  • Hermenegildo Bastos Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i60p18-33

Palavras-chave:

S. Bernardo de Graciliano Ramos, a herança crítica do legado do Modernismo brasileiro, a escrita literária como caminho para o entendimento das contradições sociais, Lukács e a estética da particularidade.

Resumo

Considerando o legado modernista brasileiro, do qual foi um herdeiro sempre crítico, Graciliano Ramos em S. Bernardo faz o seu narrador-personagem vivenciar de modo dramático, e até o extremo, os problemas do escritor na luta por captar o sentido do destino humano em uma situação de degradação e achatamento da vida. Escrever se revela, ao final, como caminho para a compreensão do processo de desumanização. Mas, para tanto, é necessário que a escrita vá além da representação da mera singularidade e se encaminhe para a construção do tipo, entendido como uma forma capaz de iluminar as contradições. A teoria do tipo, ou da particularidade, como elaborada por Lukács, revela aqui o seu valor e atualidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Hermenegildo Bastos, Universidade de Brasília
    Hermenegildo Bastos Professor titular de literatura brasileira da Universidade de Brasília. Doutor pela Universidade de São Paulo. Publicação recente: As artes da ameaça: ensaios sobre literatura e crise. São Paulo, Outras Expressões, 2012.

Downloads

Publicado

2015-05-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Bastos, H. (2015). Os coronéis – de Mendonça a Paulo Honório: notas sobre tipicidade e realismo em S. Bernardo. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 60, 18-33. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i60p18-33