O jogo triste da vida: a sinuca dos excluídos em duas canções de João Bosco e Aldir Blanc
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i60p171-188Palavras-chave:
malandro, sinuca, década de 1970, João Bosco e Aldir Blanc, música popular brasileira.Resumo
Consagrada na década de 1970, a parceria João Bosco e Aldir Blanc é uma das mais prolíficas da música popular brasileira. Suas canções traduziram de forma original temas e questões candentes no cenário político, social e cultural da época, que vão desde a repressão e a censura promovidas pelo governo militar, até a experiência sensível e as condições de existência dos marginalizados nas grandes cidades. Nesse contexto surgiram as composições “Jogador” e “Tabelas”, lançadas no disco Tiro de Misericórdia (1977). O jogo de sinuca e o ambiente do subúrbio constituem o espaço real e metafórico que alinhava as canções, onde a figura do malandro assume o papel central. O presente artigo procura explicitar os modos como tais composições representam, poética e musicalmente, os conflitos e as contradições inerentes ao universo dos excluídos em tempos marcados pelo “milagre econômico”.Downloads
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Publicado
2015-05-04
Como Citar
Pinho, M. G., & Vicente, R. A. (2015). O jogo triste da vida: a sinuca dos excluídos em duas canções de João Bosco e Aldir Blanc. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, (60), 171-188. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i60p171-188
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Artigos
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