O jogo triste da vida: a sinuca dos excluídos em duas canções de João Bosco e Aldir Blanc

Autores

  • Marcio Giacomin Pinho Universidade Estadual do Paraná, Curitiba, PR
  • Rodrigo Aparecido Vicente Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i60p171-188

Palavras-chave:

malandro, sinuca, década de 1970, João Bosco e Aldir Blanc, música popular brasileira.

Resumo

Consagrada na década de 1970, a parceria João Bosco e Aldir Blanc é uma das mais prolíficas da música popular brasileira. Suas canções traduziram de forma original temas e questões candentes no cenário político, social e cultural da época, que vão desde a repressão e a censura promovidas pelo governo militar, até a experiência sensível e as condições de existência dos marginalizados nas grandes cidades. Nesse contexto surgiram as composições “Jogador” e “Tabelas”, lançadas no disco Tiro de Misericórdia (1977). O jogo de sinuca e o ambiente do subúrbio constituem o espaço real e metafórico que alinhava as canções, onde a figura do malandro assume o papel central. O presente artigo procura explicitar os modos como tais composições representam, poética e musicalmente, os conflitos e as contradições inerentes ao universo dos excluídos em tempos marcados pelo “milagre econômico”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Giacomin Pinho, Universidade Estadual do Paraná, Curitiba, PR

Marcio Giacomin Pinho bacharel e Mestre em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Rodrigo Aparecido Vicente, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Rodrigo Aparecido Vicente bacharel em Música Popular e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Downloads

Publicado

2015-05-04

Como Citar

Pinho, M. G., & Vicente, R. A. (2015). O jogo triste da vida: a sinuca dos excluídos em duas canções de João Bosco e Aldir Blanc. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, (60), 171-188. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i60p171-188

Edição

Seção

Artigos