A educação para as relações étnico-raciais e os estudos sobre racismo no Brasil

Autores

  • Roberto da Silva Universidade de São Paulo
  • Juliano da Silva Tobias Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i65p177-199

Palavras-chave:

Racismo, relações étnico- raciais, educação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer a revisão bibliográfica de alguns dos estudos clássicos sobre as relações raciais no Brasil. A revisão engloba o período do início dos anos 30 do século XX até os trabalhos mais recentes, que têm em comum o fato de caracterizarem a discriminação racial como fator importante para a manutenção das desigualdades raciais, reunindo argumentos que fundamentam as reflexões quanto à necessidade da adoção de políticas de ação afirmativa no Brasil, bem como os argumentos que consideram que a pobreza e a desigualdade são os fatores principais que contribuem para a marginalização do negro. Passar a limpo tais teorias e conceitos constitui contribuição significativa para dar efetividade às Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.

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Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Silva, R. da, & Tobias, J. da S. (2016). A educação para as relações étnico-raciais e os estudos sobre racismo no Brasil. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 65, 177-199. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i65p177-199