Um olhar francês sobre a música popular brasileira

Autores

  • Flavia Rejane Prando Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i71p292-302

Palavras-chave:

Música brasileira; Brasil-França; maxixe; samba, música brasileira, brasil-frança, maxixe, samba

Resumo

Os ritmos do Brasil tornaram-se populares na sociedade francesa e ditaram tendências musicais palpáveis durante o século XX. Como essas músicas brasileiras chegaram à França e o que sua recepção nos diz acerca da sociedade na época? Que práticas rítmicas e instrumentais foram adotadas, adaptadas e absorvidas por músicos franceses? Esses são alguns questionamentos tratados na pesquisa que analisa a difusão e o impacto da música brasileira na França. Trata-se de uma publicação que vem enriquecer a bibliografia nacional, apresentando uma história original da recepção musical fora do Brasil, lançando novas luzes sobre a história transcultural da música brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Flavia Rejane Prando, Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP, Brasil)

    Violonista e doutoranda em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e pesquisadora em Ciências Sociais e Humanas no Centro de Pesquisa e Formação do Serviço Social do Comércio (Sesc/SP).

Downloads

Publicado

2018-12-14

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

Prando, F. R. (2018). Um olhar francês sobre a música popular brasileira. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 71, 292-302. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i71p292-302