A estrangeiridade em Os sertões e o dilema da alteridade na imprensa brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i79p36-52

Palavras-chave:

Estrangeiro, alteridade, imprensa

Resumo

O artigo tem por objetivo refletir sobre o estatuto da estrangeiridade do sertanejo na obra máxima de Euclides da Cunha. Utilizando conceitos de teóricos das migrações, discute-se a contribuição que a obra dá ao tema a partir das próprias contradições existentes nela sobre a alteridade, a pureza e a nacionalidade construídas a partir do pensamento positivista que dominava os intelectuais desse período e refletia nas formas midiáticas da imprensa. Ao fim, é feita uma reflexão dos rumos da “grande imprensa” nos dias de hoje e as novas formas de representação popular.

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Biografia do Autor

  • Otávio Ávila, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Otávio Ávila é doutorando em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e integrante do grupo de pesquisa Diaspotics: Migrações Transnacionais e Comunicação Intercultural (https://diaspotics.org/).

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Publicado

2021-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A estrangeiridade em Os sertões e o dilema da alteridade na imprensa brasileira. (2021). Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 1(79), 36-52. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i79p36-52