A Era Lula/Tamborzão política e sonoridade

Autores

  • Guillermo Caceres Universidade Federal do Ceará
  • Lucas Ferrari Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Palombini Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i58p157-207

Palavras-chave:

Funk carioca, baile funk, volt mix, tamborzão, beatbox.

Resumo

Uma série de episódios que mostram o comprometimento do primeiro presidente petista com a militarização da segurança pública serve de pano de fundo para um estudo da origem, do desenvolvimento e da morfologia de três bases rítmicas características de três décadas sucessivas do Funk Carioca: o Volt Mix (anos 1990), o Tamborzão (primeira década dos anos 2000) e o Beatbox (anos 2010). Entrevistas, transcrições e espectrogramas indicam sincronismos entre transformações da sonoridade e eventos políticos. À medida que se cerceiam os bailes, a base desocupa sucessivamente o agudo (primeira década dos anos 2000) e o grave (anos 2010) para encolherse no centro. O início e o fim do segundo mandato, marcados pela Chacina do Pan (2007) e pela invasão dos Complexos da Penha e do Alemão (2010), delimitam uma era de ouro do Proibidão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guillermo Caceres, Universidade Federal do Ceará
    Professor de Prática Instrumental e Tecnologia Musical na Universidade Federal do Ceará (UFC, Sobral, CE, Brasil). Bacharel em Piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), graduado em Produção Fonográfica pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e Mestre em Musicologia pela UFRJ.
  • Lucas Ferrari, Universidade Federal de Minas Gerais
    Graduando em Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista PIBIC-CNPq 2013-2014.
  • Carlos Palombini, Universidade Federal de Minas Gerais
    Bolsista de Produtividade em Pesquisa – Nível 1C – 2007-2017. Auxílio do Edital Universal Fapemig 2012–2014. Graduado em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil (UFRGS), especializou-se em Tecnologia da Informação Musical na City University London (Londres, Reino Unido) e obteve Ph.D. em música da Universidade de Durham (Durham, Reino Unido). É professor de Musicologia na UFMG e membro colaborador do PPGMUNIRIO.

Publicado

2014-06-26

Edição

Seção

Dossiê O Brasil no período Lula

Como Citar

Caceres, G., Ferrari, L., & Palombini, C. (2014). A Era Lula/Tamborzão política e sonoridade. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 58, 157-207. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i58p157-207