Racismo como metaenquadre

Autores

  • Eliane Silvia Costa Universidade Federal de Roraima.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i62p146-163

Palavras-chave:

Racismo, enquadre, metaenquadre, psicologia, educação.

Resumo

Este artigo pretende discutir questões relativas ao racismo tendo como lastro principalmente contribuições da psicologia social. Para tanto, faz menção a dois conceitos. São eles: enquadre e metaenquadre. O primeiro foi teorizado pelo psicólogo social José Bleger e o segundo é uma ampliação desse e foi conceituado por René Kaës, teórico da psicanálise dos laços sociais. O artigo finaliza– se com situações que envolvem processos socioculturais, histórico–educacionais que trazem à baila possibilidades de enfrentar o racismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliane Silvia Costa, Universidade Federal de Roraima.
    Professora do Programa de Pós- Graduação em Sociedade e Fronteiras da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Psicóloga e doutora pelo Instituto de Psicologia da USP (Ipusp), com formação em Psicanálise dos Vínculos Sociais pelo Institut de Recherche en Psychothérapie e pelo Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social do Ipusp (Lapso-Ipusp).

Downloads

Publicado

2015-11-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Racismo como metaenquadre. (2015). Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 62, 146-163. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i62p146-163