Otras protagonistas del arte argentino

las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939)

Autores

  • Georgina Gluzman Universidade Nacional de San Martín (UNSAM, Buenos Aires, Argentina)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i71p51-79

Palavras-chave:

mulheres artistas, salões nacionais, argentina

Resumo

A partir de 1911, os Salões Nacionais da Argentina ofereceram às mulheres artistas a opor tunidade de tornar seu trabalho notório e ganhar reconhecimento. Este artigo analisa suas participações desde 1924, ano da consagração de Raquel Forner, até 1939, quando Ana Weiss de Rossi obteve o prêmio máximo. Além disso, são analisadas as trajetórias de três artistas (Catalina Mórtola de Bianchi, María Carmen Portela Cantilo e Hildara Pérez de Llansó) que encontraram no Salão Nacional um caminho (embora não fosse o único) para serem apresentadas ao público e à crítica. A recepção, a fortuna crítica e a inserção nos museus dessas cinco mulheres artistas, quatro das quais foram eliminadas da história da arte, são   examinadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Georgina Gluzman, Universidade Nacional de San Martín (UNSAM, Buenos Aires, Argentina)

    Secretária acadêmica do Instituto de Pesquisa em Patrimônio Cultural da Universidade Nacional de San Martín (UNSAM) e pesquisadora assistente do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Conicet) da
    Argentina.

Downloads

Publicado

2018-12-13

Edição

Seção

Dossiê: Mulheres, arquivos e memórias

Como Citar

Gluzman, G. (2018). Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939). Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 71, 51-79. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i71p51-79