“O que causa prazer”: lundu entre neoclássicos e românticos na Casa da Ópera de Ouro Preto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i81p84-97

Palavras-chave:

Casa da Ópera, Lundu, Teatro oitocentista, Ouro Preto

Resumo

O artigo analisa uma polêmica de jornal entre um empresário teatral e um sócio anônimo da Casa da Ópera de Ouro Preto, publicada no O Universal, de Minas Gerais, em 1826. Os textos  trocados revelam expectativas, frustrações e a realidade do trabalho teatral da casa de espetáculos sobre repertório, formas cênicas e relação com espectadores na construção do Brasil independente. As disputas entre o imaginário neoclássico e romântico estão presentes, num jogo com o mercado teatral e o sucesso do gênero de origem afrodiaspórica lundu.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariana Mayor, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Doutora em Artes Cênicas pela ECA-USP, pós-doutoranda do Departamento de História da FFLCH-USP e pesquisadora residente da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM).

Referências

ABELHA do Itaculumy, 13 de outubro de 1824.

ABREU, Martha. O “crioulo Dudu”: participação política e identidade negra nas histórias de um músico cantor (1890-1920). Topoi, v. 11, n. 20, jan./jun. 2010, p. 92-113.

AGUIAR, Manuel Caetano Pimenta de. Conquista do Peru. Lisboa: Impressão Regia, 1818.

ALVARENGA, Oneyda. Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Globo, 1960.

BALBI, Adrien. Essai Statistique sur le Royaume du Portugal et D’Algarve. Paris: Librairies Chez Rey et Gravier, 1822.

BOILEAU, Nicolas. Épitre IX - à M. le marquis de Seignelay, secrétaire d’état.” in: Oeuvres de Boileau-Despréaux – Tome Deuxième, 1821.

BOILEAU, Nicolas. Arte Poética. In: BORIE, Monique; DE ROUGEMONT, Martine; SCHERER, Jacques. (orgs.). Estética Teatral: textos de Platão a Brecht. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2018.

BRASIL. Ministério da Justiça e Negócios Interiores. Arquivo Nacional. Registro de Estrangeiros 1808 a 1822. Col. 386 - v 2 fls. 153v. Rio de Janeiro, 1960, 319 p.

BRESCIA, Rosana Marreco. É lá que se representa a comédia: a Casa de Ópera de Vila Rica (1770 – 1822). Jundiaí: Paco Editorial, 2012.

CALDAS BARBOSA, Domingos. A Vingança da cigana. Drama jocoserio de hum só acto para ser representado no Real Theatro S. Carlos pela companhia italiana offerecido ao publico por Domingos Caporalini no dia de seu beneficio. Lisboa: Officina Simão Thadeo Ferreira, 1794. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/view/?45000009306&bbm/4346#page/10/mode/2up. Acesso em: 25 jul. 2021.

CALDAS BARBOSA, Domingos. A saloia namorada ou o remedio he casar: pequena farça dragmatica. Lisboa: Officina de Simão Thaddeu Ferreira, 1793. In: BERNARDES, Ricardo. A farça A Saloia Namorada (1793) de António Leal Moreira e Domingos Caldas Barbosa no contexto do repertório dos primeiros anos do Teatro de São Carlos. Disponível em: https://www.academia.edu/34539294/A_farça_A_Saloia_Namorada_1793_de_António_Leal_Moreira_e_Domingos_Caldas_Barbosa_no_contexto_do_repertório_dos_primeiros_anos_do_Teatro_de_São_Carlos. Acesso em: 20 jul. 2021.

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira v. I. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981.

COSTA, Emilia Viotti. Da monarquia à república: momentos decisivos. São Paulo: Brasiliense, 1985.

CRANMER, David. “Music and the ‘Teatro de Cordel’: In search of a Paradigm”. Portuguese Studies. Modern Humanities Research Association, v. 24, n. 1, 2008, p. 32-40.

DIDEROT, Denis; D’ALEMBERT, Jean le Rond. Encyclopédie ou dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers par une société de gens de lettres. Tome treizieme. A Neufchastel, Chez Samuel Faulche & Compagnie, Libraires & Imprimeurs, 1751-1772, p. 320. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k50545b/f1.item.r=presse.zoom. Acesso em: 20 dez. 2021.

FIGUEIREDO, Manuel de. Theatro. Lisboa: Impressão Regia, 1804.

MERQUIOR, José Guilherme. De Anchieta a Euclides. Rio de Janeiro: Topbooks, 1996.

NAPOLITANO, Marcos. História & música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

NOLASCO, Vicente Pedro. Cora ou O Triunfo da Natureza. Tragédia escrita originalmente em portuguez. Impressa em Londres, em 1809. Lisboa: Typografia da Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Uteis, 1839, p. 75-76. Disponível em: https://babel.hathitrust.org/cgi/pt?id=hvd.hnzj8i&view=1up&seq=81&skin=2021. Acesso em: 10 jul. 2021.

O Universal, 12 de outubro de 1825.

O Universal, 17 de novembro de 1826. • n. 81 • abr. 2022 (p. 84-97) 97

O Universal, 24 de novembro de 1826.

O Universal, 23 de dezembro de 1833.

O Universal, 30 de janeiro de 1833.

PRADO, Décio de Almeida. Teatro de Anchieta a Alencar. São Paulo: Perspectiva, 1993.

REBELLO, Luiz Francisco. O Teatro Romântico. Amadora: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1980.

TAVARES, Rui. O labirinto censório: A Real Mesa Censória sob Pombal (1768-1777). Tese (Mestrado) - Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Lisboa, 1998.

TINHORÃO, José Ramos. História Social da Música Popular Brasileira. São Paulo: Editora 34, 2004.

TRAVASSOS, Elizabeth. Por uma cartografia ampliada das danças de umbigada. In: PAIS, José Machado, BRITO, Joaquim Pais e CARVALHO, Mário Vieira de (coords.). Sonoridades Luso-Afro-Brasileiras. Lisboa: Edição Imprensa de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Sociais da Univ. de Lisboa, 2004.

VOLTAIRE. Êpitre dedicatoire a monseigneur le duc de Richelieu. In: VOLTAIRE. Ouvres Complets. T. V. Paris: Garnier, 1877-1885.

VOLTAIRE. Le Brutus de monsieur de Voltaire, avec un discurs sur la tragédie. Fr. Josse, Paris, 1731. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k5459504h/f7.item.texteImage. Acesso em: 20 dez. 2021.

WALSH, R. Notícias do Brasil (1828-1829). Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1985.

Downloads

Publicado

2022-04-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mayor, M. (2022). “O que causa prazer”: lundu entre neoclássicos e românticos na Casa da Ópera de Ouro Preto. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 1(81), 84-97. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i81p84-97