Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar

Autores

  • Wilma de Nazaré Baía Coelho Universidade Federal do Pará.
  • Mauro Cezar Coelho Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i62p32-53

Palavras-chave:

Cultura Juvenil, sociabilidades, preconceito, discriminação, docência.

Resumo

O presente artigo analisa as sociabilidades juvenis engendradas e vividas no ambiente escolar. Por meio delas, problematizamos o modo pelo qual a cultura juvenil se relaciona com a Escola e, também, como elas lidam com o preconceito e a discriminação. Argumentamos, nesse sentido, que a Escola constitui um importante espaço de sociabilidade na cultura juvenil. É nela que parte significativa das relações sociais se efetiva. Não obstante, essa dimensão importantíssima do processo de formação não é objeto de intervenção pedagógica. As sociabilidades observadas incorporam um significativo componente discriminatório, sustentado em preconceitos de cor, raça, gênero e confissão religiosa. Exercidas nas salas de aula, nos corredores, pátios e quadras escolares, elas não constituem objeto de ação educativa, senão em casos limites, sujeitos à punição.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará.
    Doutora em Educação pela UFRN. Bolsista de produtividade do CNPq. Atualmente é professora Associada II  da Universidade Federal do Pará e professora dos programas de Pós-graduação em Educação, Educação e Ciências e Matemáticas e Escola Básica.
  • Mauro Cezar Coelho, Universidade Federal do Pará
    Doutor em História Social pela USP. Atualmente é professor Associado I  da Universidade Federal do Pará e professor do programa de Pós-graduação em História da mesma universidade.

Downloads

Publicado

2015-11-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Coelho, W. de N. B., & Coelho, M. C. (2015). Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 62, 32-53. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i62p32-53