Rap nacional: a juventude negra e a experiência poético musical em sala de aula

Autores

  • Ana Claudia Florindo Fernandes Universidade de São Paulo
  • Raquel Martins Universidade de São Paulo
  • Rosângela Paulino de Oliveira Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i64p183-200

Palavras-chave:

Adolescente, afrodescendente, rap nacional, oralidade, estética, reconhecimento

Resumo

Este artigo se destina à reflexão acer­ca da utilização do rap nacional no ambiente es­colar a partir de sua estética e discurso, como meio de problematizar junto aos jovens a histó­ria da escravidão do Brasil, bem como a disse­minação e perpetuação do preconceito racial na sociedade brasileira. Serão abordadas algumas experiências realizadas com adolescentes em oficinas baseadas no rap, referentes a pesqui­sas de campo que fizeram parte de um Projeto de Pesquisa de Políticas Públicas. Será discutido em que medida o rap, constituído de múltiplas linguagens, tais como a oralidade, a música e a expressão corporal, pode contribuir para os pro­cessos de formação do jovem afrodescendente e morador da periferia de São Paulo e para a afir­mação da sua identidade pela via do reconheci­mento.

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Publicado

2016-08-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Fernandes, A. C. F., Martins, R., & Oliveira, R. P. de. (2016). Rap nacional: a juventude negra e a experiência poético musical em sala de aula. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 64, 183-200. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i64p183-200