Transformação de padrões centroafricanos no samba urbano do Rio de Janeiro

1933-1978

Autores

  • Enrique Valarelli Menezes Universidade de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i70p78-103

Palavras-chave:

Samba urbano; música africana; linhas-guia; análise musical; escravismo

Resumo

Este artigo pretende identificar, pelo viés da análise musical, transformações de padrões centro-africanos (linhas-guia em particular) no samba urbano do sudeste brasileiro, à luz do processo colonial e de sua projeção no século XX. Entendendo que as vias transat lânticas desenhadas pelo comércio escravista dão início a uma  ligação entre territórios separados pelo oceano através de uma convivência forçada, desigual e desestabilizadora de grupos diferentes, formulamos a hipótese de que  culturas diversas podem ter assimilado a seu modo as práticas musicais de outras, contribuindo para formar as estruturas complexas daquilo que hoje identificamos como o samba  urbano brasi leiro.

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Biografia do Autor

  • Enrique Valarelli Menezes, Universidade de Campinas

    Flautista e doutor em Musicologia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorando no Programa de Pós- Graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade de Campinas (IA/Unicamp).

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Publicado

2018-08-30

Edição

Seção

Dossiê "Samba: 1917-2017"

Como Citar

Transformação de padrões centroafricanos no samba urbano do Rio de Janeiro: 1933-1978. (2018). Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 70, 78-103. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i70p78-103