Fases e gênero nas canções de Guerra-Peixe a década de 50

Autores

  • Clayton Vetromilla Universidade Federal de Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i59p283-310

Resumo

Este artigo situa o conjunto das canções de câmara de César Guerra-Peixe quanto às fases estéticas e quanto ao gênero. Considerado um compositor nacionalista, sua produção é representativa de uma tendência estética que visa conciliar elementos da tradição musical erudita europeia e da música popular e tradicional brasileira. As obras são apresentadas sob a perspectiva do próprio compositor, constatando-se que o objetivo de mediação entre o artístico e o musicológico influencia as escolhas realizadas. Além de uma contribuição significativa, na prática, as obras expõem a multiplicidade de recursos utilizados por Guerra-Peixe para inserir no panorama da música erudita brasileira a experiência acumulada como pesquisador.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Dossiê Canção Brasileira: Popular, Tradicional, Erudita

Como Citar

Vetromilla, C. (2014). Fases e gênero nas canções de Guerra-Peixe a década de 50 . Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 59, 283-310. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i59p283-310