Com que currículo eu vou pro rap que você me convidou?

Autores

  • Ana Silvia Andreu da Fonseca Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i62p91-111

Palavras-chave:

rap nacional, currículo do Ensino Médio, culturas e vozes híbridas.

Resumo

Este trabalho procura justificar a inserção curricular do rap nacional na grande área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Ensino Médio, sobretudo no tocante ao ensino de língua e literatura. Nesse sentido, são apresentados elementos como: as teorias do currículo, indicativos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, e a manifestação do rap no tempo (através de suas fases histórico-discursivas) e no espaço (em todo território nacional). Há décadas o rap nacional tem ocupado um lugar de destaque na produção cultural urbana do Brasil; apesar disso, seu uso em salas de aula do sistema oficial de educação tem sido limitado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Silvia Andreu da Fonseca, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
    Professora adjunta do Ciclo Comum de Estudos e vice-presidente da Comissão de Implantação do curso de Jornalismo – Mídia, Poder e Território na América Latina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Downloads

Publicado

2015-11-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Fonseca, A. S. A. da. (2015). Com que currículo eu vou pro rap que você me convidou?. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 62, 91-111. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i62p91-111