Educação, currículo e diferenças: uma análise dos povos indígenas na educação escolar do Mato Grosso do Sul, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i77p51-69

Palavras-chave:

Educação básica, currículo, cultura, indígenas

Resumo

Este artigo é fundamentado em pesquisa realizada sobre o currículo da educação escolar do estado de Mato Grosso do Sul (MS) e tem como objetivo analisar como os conteúdos relacionados às culturas e histórias dos povos indígenas, instituídos pela Lei n. 11.645/08, são apresentados no Referencial Curricular para o Ensino Médio (RCEM) na área de ciências humanas. Com a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a criação da Lei n. 11.645, de 2008, novos desafios surgiram aos profissionais da educação básica. O não cumprimento dessas leis pode prejudicar a construção de uma postura crítica dos professores e estudantes sobre os conhecimentos que tratam dos povos indígenas que lutam pela sobrevivência de suas histórias, culturas e direitos diante do histórico contato interétnico de preconceito e de violência por parte dos não indígenas

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Biografia do Autor

  • Sanderson Pereira Leal, Governo do Estado do Mato Grosso do Sul . Secretaria Estadual de Educação

    Sanderson Pereira Leal é professor de sociologia da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul na cidade de Campo Grande (SED/MS) e mestre em Educação pelo Programa Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

  • Walter Guedes da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Walter Guedes da Silva é professor associado do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Educação – da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

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Publicado

2020-12-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Leal, S. P., & Silva, W. G. da. (2020). Educação, currículo e diferenças: uma análise dos povos indígenas na educação escolar do Mato Grosso do Sul, Brasil. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 1(77), 51-69. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i77p51-69