Carne para alimento de rádios e discos o conceito de música popularesca na obra musicológica de Mário de Andrade

Autores

  • Juliana Pérez González Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i57p139-160

Palavras-chave:

Música popularesca, conceito, Mário de Andrade.

Resumo

Este artigo revisa o uso da expressão música popularesca na obra musicológica de Mário de Andrade (1893-1945). Tudo parece indicar que o escritor modernista a utilizou, inicialmente, para descrever um tipo de repertório intermediário entre a música folclórica e a música erudita. Mais tarde, na medida em que a música popular urbana se consolidou, Mário de Andrade empregou “música popularesca” para denominar essa nova música, que era semelhante — mas não igual — à música folclórica. Esta expressão não possuía o caráter depreciativo do termo “submúsica”, usado pelo escritor para qualificar obras “de aplauso fácil”. A leitura apresentada difere da maneira como tradicionalmente a historiografia musical tem compreendido a expressão música popularesca e, por tanto, convida a se repensar parte da obra musicológica do escritor.

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Biografia do Autor

  • Juliana Pérez González, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

    Doutoranda em História Social na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP, Brasil).

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Publicado

2013-12-31

Edição

Seção

Dossiê Mario de Andrade

Como Citar

González, J. P. (2013). Carne para alimento de rádios e discos o conceito de música popularesca na obra musicológica de Mário de Andrade. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 57, 139-160. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i57p139-160