AS MÁQUINAS POLÍTICAS DE LEBBEUES WOODS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v15i1p83-99

Palavras-chave:

Lebbeus Woods, arquitetura experimental, ruínas

Resumo

Este artigo pretender discutir as ideias do arquiteto norte americano Lebbeus Woods e sua atuação orientada para intervenção em áreas urbanas críticas, flageladas tanto por guerras e catástrofes naturais, quanto por contigências políticas, econômicas ou sociais. Uma das características de seu trabalho é uma nova abordagem para a renovação de áreas pós-desastres. Na perspectiva de Woods, a manutenção da integridade física das ruínas é seminal para uma arquitetura que incorpore em sua própria constituicão a possibilidade de uma reflexão acerca de seus modos de fazer enquanto narrativas históricas que, comumente, são negligenciadas pela história oficial. O trabalho desenvolvido por Woods pretende, então, traçar novos paradigmas projetuais nessas áreas degradadas, nas quais os eventos traumáticos e sua aceitação, longe de serem apagados ou negados, são o ponto de partida para o reconhecimento dos agentes transformadores da história. Para isso, o arquiteto advoga a criação de um novo tipo de profissional: o arquiteto experimental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bernardo da Silva Vieira, PROARQ/UFRJ

    Bernardo da Silva Vieira, nascido em 1976 e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2000. Posteriormente lecionou como Professor Substituto nesta mesma instituição entre 2001 e 2004. Mestre em Arquitetura, no ano de 2006, e atualmente doutorando pelo programa PROARQ - Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura- na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente leciona a disciplina de Croquis e esboços no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2017-12-02

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

AS MÁQUINAS POLÍTICAS DE LEBBEUES WOODS. (2017). Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 15(1), 83-99. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v15i1p83-99