O meu bairro: um exercício de cartografia afetiva
DOI:
https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.138595Palavras-chave:
Cidades, literatura Francesa, ParisResumo
No ano de 1949 o escritor francês Léon-Paul Fargue publicou um livro sobre a cidade de Paris intitulado Le piéton de Paris; no capítulo intitulado Mon quartier ele logra traçar uma espécie de “cartografia sentimental” de uma região parisiense compreendida entre duas Estações – a do Norte e a do Leste – e o bairro de la Chapelle, a partir, justamente, do que lhe afetava e lhe fazia voltar a ela tantas vezes. O objetivo desse artigo é demonstrar porque certos lugares de uma cidade são tão – pessoalmente – atrativos e agradáveis, enquanto outros podem nos deixar absolutamente indiferentes.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Trad.: Antonio de Padua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
CORTÁZAR, Julio. Valise de Cronópio. São Paulo: Perspectiva, 1974.
FARGUE, Léon-Paul. Le piéton de Paris. Paris: Gallimard, 2007.
LIMA, Adson Cristiano Bozzi Ramatis. Oscilando entre o ser e o nada: a aventura urbana de Sartre na América. Tese de Doutorado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
MURRY, J. Middleton. Methaphore in countries of the Mind, 1-17. In: MARTIN, Graham; FURBANK, P. N. (Orgs). Twentieth Century Poetry. Inglaterra: The Open University Press, 1975.
NATHAN, Monique. Faulkner. Trad.: Hélio Pólvora. Rio de Janeiro: José Olympio,1991.
SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Trad.: Paulo Perdigão. Petrópolis (RJ): Editora Vozes, 1997.
SARTRE, Jena-Paul. New York, cidade colonial. Em: Situations, III. Paris: Gallimard, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).