Neste Espaço Preto não circula!: conflitos urbanos no pós-abolição

Autores

  • Joana D'Arc Oliveira Universidade de São Paulo
  • Maria Angela P. C. S. Bortolucci Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v17i3p132-144

Palavras-chave:

Conflitos Urbanos, Processos Crimes, Racismo, Pós-Abolição em São Carlos-SP

Resumo

O fim do sistema escravista no Brasil não garantiu a inclusão do negro e da negra na sociedade. Os projetos de marginalização do povo negro ganharam corpo e força no pós-abolição, tornando a vivência desses sujeitos uma luta constante. Herdeiros de uma cultura escravista extremamente arraigada, os indivíduos brancos das elites urbanas no Brasil empreenderam uma série de ações para garantir a manutenção de privilégios e impedir que negros e negras, ex-escravos ou não, juntamente aos demais pobres da cidade, tivessem livre acesso a espaços e serviços. Desse modo, legislações e projetos urbanísticos caminharam lado a lado às teorias do racismo científico, surgidas na Europa no século XIX, com o objetivo de legitimar ações de exclusão e marginalização de negros e pobres. O presente artigo, tomando por objeto de estudo o espaço urbano de São Carlos – SP nas primeiras décadas do pós-abolição, analisa de modo particular a criminalização da cor como ferramenta principal para a materialização de tais propósitos de exclusão. Para isso, articula autores, como José Lira, Flávio Gomes, Walter Fraga Filho, entre outros, relatos orais, códigos de posturas e processos criminais que tiveram como alvo principal sujeitos e corpos negros envolvidos em conflitos judiciais e que foram alvo de racismo por ousarem se apropriar de um espaço urbano constituído cada vez mais como não disponível aos “homens e mulheres de cor”.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Joana D'Arc Oliveira, Universidade de São Paulo

    Doutora e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP de São Carlos. Graduou-se em Ciências Sociais pela Unesp em 2005. Seus principais temas de interesse são:  Patrimônio Cultural, Cultura Popular, História Social da Escravidão e do Pós-Abolição no Brasil numa perspectiva transatlântica, Raça, Gênero e Racismo, Configurações Sociais, Materiais e Culturais do Espaço Urbano e dos Territórios. Tem experiência em gestão cultural e produção artística, tendo atuado como Chefe da Seção de Museologia e Assessora Cultural por seis anos na Coordenadoria de Artes e Cultura do município de São Carlos-SP onde coordenou o projeto "Histórias e Memórias da População Negra em São Carlos". Atualmente desenvolve pós-doutorado no IAU-USP com a supervisão da Profa. Dra. Maria Ângela Pereira Castro e Silva Bortolucci, com o projeto: Negras na cidade: trajetórias, moradias e cotidianos no pós-abolição em São Carlos-SP (1910-1950), atua como Profa. Dra. Colaboradora no IAU-USP na Disciplina de Pós-Graduação "Produção Arquitetônica Paulista do Século XIX até Meados do Século XX" e como Profa. Dra. em "História III- Do Ecletismo ao Contemporâneo" no Curso de Arquitetura e Urbanismo e em "Economia Aplicada" no curso de Engenharia Civil nas Faculdades Integradas Einstein-Limeira.

  • Maria Angela P. C. S. Bortolucci, Universidade de São Paulo

    Fez graduação em arquitetura e urbanismo na Universidade Federal de Pernambuco em 1976, mestrado em arquitetura e urbanismo na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo em 1983 e doutorado em arquitetura e urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 1991. Atualmente é professora sênior no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP-Campus de São Carlos/SP. Participa do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do IAU/USP como docente e orientadora de mestrado e doutorado. Desenvolve pesquisas e orientações na área de arquitetura e urbanismo e em seu currículo Lattes os temas mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: arquitetura brasileira, arquitetura urbana e rural paulista, arquitetura e modos de vida do século XIX e do início do século XX e patrimônio cultural.

Downloads

Publicado

2019-12-15

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Oliveira, J. D., & Bortolucci, M. A. P. C. S. (2019). Neste Espaço Preto não circula!: conflitos urbanos no pós-abolição. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 17(3), 132-144. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v17i3p132-144