Desenhar para compreender e lembrar: a arquitetura portuguesa no traço de Lúcio Costa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v15i2p50-59Palavras-chave:
Lúcio Costa, Arquitetura Portuguesa, Patrimônio, DesenhoResumo
Este artigo discorre sobre os blocos de viagem feitos por Lucio Costa durante sua permanência em Portugal no ano de 1952 e ressalta a importância do croqui como ferramenta de conhecimento da arquitetura e portanto de projeto. Para a sua visão sobre a arquitetura brasileira era fundamental conhecer Portugal. É o interesse em conhecer a arquitetura portuguesa no seu local de origem que iria motivar Lucio Costa a empreender duas viagens de estudos por Portugal. A primeira ocorreu no ano de 1948, da qual só restou um relatório e da segunda, 304 desenhos distribuídos em 5 bloquinhos e 2 folhas avulsas.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).