A estrutura urbana de São Paulo a partir do Plano Urbanístico Básico: o descompasso de seu percurso para a continuidade de um propósito
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v16i2p31-49Palavras-chave:
Plano Urbanístico Básico, Estrutura Urbana, São PauloResumo
O artigo tem como objetivo analisar os apontamentos relacionados à estrutura urbana da Grande São Paulo estabelecidos no Plano Urbanístico Básico (PUB), realizado pelo município de São Paulo, em 1968, elucidando a tentativa de imprimir uma estrutura urbana condicionada pelo processo de metropolização em curso, além de discutir os meandros técnicos e institucionais que forjaram uma reorientação da sua concepção nos anos seguintes. Além de uma oposição ao modelo proposto, as contradições político-institucionais que se intervieram em um momento de mudanças importantes de caráter institucional em São Paulo foram algumas das razões para a sua não efetividade.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).