Sistemas de Informações Geográficas e seus visualizadores tridimensionais para o ensino do projeto de Arquitetura e Urbanismo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v16i1p55-69Palavras-chave:
SIG, Visualizadores de SIG, Projeto Arquitetônico e Urbano, Educação SuperiorResumo
Estuda-se o apoio de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para o ensino de projetos de Arquitetura e Urbanismo. Esperava-se que estudantes alcançassem maior rapidez na tomada de decisões gerando hipóteses projetuais e testando-as, o quê hipoteticamente, resultaria em soluções de projeto mais criativas e detalhadas. Observação e avaliação dos produtos gerados demonstraram que o potencial das ferramentas depende do ajuste do tempo de aprendizagem do uso do SIG. Os resultados apresentaram projetos majoritariamente derivados de hipóteses únicas. Pesquisas futuras estudarão a criatividade na geração de hipóteses projetuais com apoio do instrumental, mas considerando diversos problemas de projeto na proposta de ensino.
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