A arquitetura do Bairro Salgado

Città di Setúbal, Portogallo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.158155

Palavras-chave:

Arquitetura, Salvaguarda do Patrimônio, Memórias

Resumo

Neste artigo procurou-se fazer um retrato da arquitetura e origens do ‘Bairro Salgado’, erigido nos finais do século XIX e início do século XX, na Cidade de Setúbal. Destinado à edificação de moradias para os donos de fábricas de conserva da época, caracteriza-se por edifícios de qualidade arquitetónica e patrimonial que vem assinalar a paisagem urbana de Setúbal. Contudo, tem sido censurado a intervenção abusiva ao nível da preservação do património existente, pois a inadequada ou, em muitos casos, a ausência de legislação específica para o local, promove o desaparecimento dos exemplares ainda existentes. Exigem-se táticas de salvaguarda do património que incidam na preservação dos exemplares arquitetónicos ainda existentes, aliado à preservação e valorização das memórias do lugar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Hilario Norberto, Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura

Vanessa Sofia Hilário Norberto, natural de Lisboa. Licenciada em Arquitetura pela Universidade Lusíada de Lisboa, com Mestrado em Reabilitação Urbana (pré-Bolonha) pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa MHIP (ISCTE-IUL) e Doutoranda em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa

Referências

CLARO, R. Se tú ba l na História. In: LCLARO, R. (coord.). Se tú ba l na História. Setúbal: Lasa, 1990.

QUINTAS, M.C. Setúbal nos finais do século XIX. In: QUINTAS, M. C. (org.). Setúbal nos finais do século XIX. Lisboa: Caminho, 1993.

SALGUEIRO, T. B. (ed.). A cidade em portugal: uma geografia urbana. Porto: Afrontamento, 1999.

SETÚBAL, Câmara Municipal. Visitável em: Setúbal – Município Participado | Website oficial do Município de Setúbal (mun-setubal.pt)

SILVA, J. V. Setúbal. In: SILVA, J. V. (ed.). Setúbal. Setúbal: Região de Turismo da Costa Azul, 1990.

SILVA, C. V. História urbana de setúbal: uma geografia urbana. In: SILVA, C. V. (ed.). História urbana de setúbal: olhar o passado – perspectivar o futuro. Porto: Afrontamento, 1985.

TORRES, C. M. O plano de urbanização de Setúbal. In: TORRES, C. M. (ed.). O plano de urbanização de Setúbal. Lisboa: [s. n.], 1945.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Norberto, V. H. (2021). A arquitetura do Bairro Salgado: Città di Setúbal, Portogallo. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 19, 1-26. https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.158155

Edição

Seção

Artigos e Ensaios