A arquitetura do Bairro Salgado

Città di Setúbal, Portogallo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.158155

Palavras-chave:

Arquitetura, Salvaguarda do Patrimônio, Memórias

Resumo

Neste artigo procurou-se fazer um retrato da arquitetura e origens do ‘Bairro Salgado’, erigido nos finais do século XIX e início do século XX, na Cidade de Setúbal. Destinado à edificação de moradias para os donos de fábricas de conserva da época, caracteriza-se por edifícios de qualidade arquitetónica e patrimonial que vem assinalar a paisagem urbana de Setúbal. Contudo, tem sido censurado a intervenção abusiva ao nível da preservação do património existente, pois a inadequada ou, em muitos casos, a ausência de legislação específica para o local, promove o desaparecimento dos exemplares ainda existentes. Exigem-se táticas de salvaguarda do património que incidam na preservação dos exemplares arquitetónicos ainda existentes, aliado à preservação e valorização das memórias do lugar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vanessa Hilario Norberto, Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura

    Vanessa Sofia Hilário Norberto, natural de Lisboa. Licenciada em Arquitetura pela Universidade Lusíada de Lisboa, com Mestrado em Reabilitação Urbana (pré-Bolonha) pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa MHIP (ISCTE-IUL) e Doutoranda em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa

Referências

CLARO, R. Se tú ba l na História. In: LCLARO, R. (coord.). Se tú ba l na História. Setúbal: Lasa, 1990.

QUINTAS, M.C. Setúbal nos finais do século XIX. In: QUINTAS, M. C. (org.). Setúbal nos finais do século XIX. Lisboa: Caminho, 1993.

SALGUEIRO, T. B. (ed.). A cidade em portugal: uma geografia urbana. Porto: Afrontamento, 1999.

SETÚBAL, Câmara Municipal. Visitável em: Setúbal – Município Participado | Website oficial do Município de Setúbal (mun-setubal.pt)

SILVA, J. V. Setúbal. In: SILVA, J. V. (ed.). Setúbal. Setúbal: Região de Turismo da Costa Azul, 1990.

SILVA, C. V. História urbana de setúbal: uma geografia urbana. In: SILVA, C. V. (ed.). História urbana de setúbal: olhar o passado – perspectivar o futuro. Porto: Afrontamento, 1985.

TORRES, C. M. O plano de urbanização de Setúbal. In: TORRES, C. M. (ed.). O plano de urbanização de Setúbal. Lisboa: [s. n.], 1945.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

A arquitetura do Bairro Salgado: Città di Setúbal, Portogallo. (2021). Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 19, 1-26. https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.158155