Por que Potlatch? Contribuições do Boletim de Informação da Internacional letrista para o estabelecimento de uma nova cibilização
DOI:
https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2022.160623Palavras-chave:
Internacional Letrista, espaço urbano, Vida cotidiana]Resumo
Resumo
Potlatch é o título do boletim de informação da Internacional Letrista, que circulou, a partir de Paris, seu centro de produção, entre 1954 e 1957. A I.L., tendo se formado enquanto ruptura de uma vanguarda artística (o letrismo de Isidore Isou), propõe em seu pequeno veículo práticas, formulações teóricas e críticas que darão mais tarde base à organização da Internacional Situacionista. Este artigo faz a análise deste material, buscando compreender a originalidade de seu posicionamento crítico em relação à arte, ao espaço urbano e a vida cotidiana, bem como do conteúdo político de suas ações e experimentações, direcionadas, antes de tudo, a explorar as possibilidades de superação das relações sociais de produção capitalistas.
Downloads
Referências
LEFÈBVRE, Henri. A Revolução Urbana. Trad. Sérgio Martins; revisão técnica Margarida Maria de Andrade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. MARCUS, Greil. Lipstick traces. A secret history of the 20th century. Londres: Penguin, 1989
MARCUSE, Herbert. Eros e Civilização. Uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Sexta Edição. Rio de Janeiro: Zahar Editores,1975.
MARX, KARL. O Capital: Critica da economia política. Livro Primeiro (Tomo 2). São Paulo: Abril Cultural, 1983.
___. O Capital: Critica da economia política. Livro Terceiro (Tomo 1). São Paulo: Abril Cultural, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rachel Pacheco Vasconcellos, Thauany Freire

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).