O Planejamento regional no centro-oeste brasileiro: ações da SUDECO e a região geoeconômica de Brasília

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.170828

Palavras-chave:

Planejamento Regional, Metropolização, Brasília

Resumo

Esse artigo investiga a política de desenvolvimento regional da SUDECO. Entender como as diferenciações regionais delineadas pelo sistema capitalista nacional foram abordadas pelo Estado e como essas distinções determinaram o modo de intervenção governamental sobre o território nacional. Com base nessa compreensão, avançaremos para uma leitura das características do Centro-Oeste e da forma como essa região foi inserida no modelo de desenvolvimento traçado a partir de 1964 e o papel da SUDECO nesse processo de reestruturação territorial regional. Por fim, buscaremos investigar os principais fatores motivadores da configuração espacial de Brasília enquanto aglomerado urbano nas duas primeiras décadas que sucederam a sua construção e suas vinculações com as medidas traçadas pelo Estado brasileiro para o Centro-Oeste.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patricia Freitag, Universidade Estadual de Goiás

    Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Viçosa (2007), Mestrado e Doutorado  pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Tem experiência em pesquisa no campo de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Pensamento Urbanístico, Planejamento Governamental, Metropolização, Planejamento Urbano-Regional. Atualmente ocupa o cargo de Arquiteta-Urbanista do Instituto Federal Goiano e de Professora na Universidade Estadual de Goiás.

  • Rodrigo Santos de Faria, Universidade de Brasília

    Professor (Associado II / DE) do Departamento de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (DTHFAU-FAU-UNB) e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Líder do Grupo de Pesquisa em História do Urbanismo e da Cidade (GPHUC/CNPq). Pesquisador da Rede Urbanismo no Brasil (CNPq/FAU-USP). Pesquisador do Centro Interdisciplinar de Estudos da Cidade (CIEC) do IFCH-UNICAMP. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Cultura, Arquitetura e Cidade (CACAL) - FAU/USP-CNPq; RedeUrbanismo no Brasil - FAU/USP. Membro Fundador da Associação Ibero-americana de História Urbana (AIHU), criada em Brasília, 2013. Pós-Doutorado em Planejamento Urbano pela FAU-USP/FAPESP (2008) . Pós-Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela ETSAM/Universidad Politécnica de Madrid/CAPES (2014) . Bolsista de Produtividade CNPq/PQ-2

     

Referências

ABREU, Silvana de. Planejamento governamental: A SUDECO no espaço Mato-Grossense. Contexto, propósitos e contradições. 2001. 323 p. Tese (Doutorado em Geografia). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2001.

ABREU, Silvana de. Planejamento governamental: a SUDECO no espaço Mato¬-grossense, contexto, propósitos e contradições / Silvana de Abreu. – Dourados, MS: UFGD, 2014.

ARAÚJO, T. B. A experiência do planejamento regional no Brasil. In: LAVINAS, L. et al.

BAGGIO, Ulysses da C. Diferenciação Espacial e Análise Regional sob a Condição Capitalista na Contemporaneidade. Cadernos Metrópole. n. 20, 2° sem,. p. 37-56, 2008.

BARAT, Josef. Logística, transporte e desenvolvimento econômico. Local: CLA, 2007. 4 volumes.

BRASIL, Presidência da República. Plano Decenal. Brasília: Ministério do Planejamento e Coordenação Econômica. 1967.

BRASIL. Ministério do Interior. A ação do Ministério do Interior e Desenvolvimento Nacional. Brasília: Gráfica Alvorada, 1978b.

BRASIL. Ministério do Interior. Revista Interior, Ano III – N° 21, novembro de 1977

Brasil. Ministério do Interior. Revista Interior. Ano IV – n° 25 Julho Agosto, 1978a

BRASIL. MINISTÉRIO DO INTERIOR/SUDECO. Integração nacional: discursos e conferências. Brasília – DF, 1968.

BRASIL. Presidência da República. Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social (1963-1965). Brasília: Ministério do Planejamento e Coordenação Econômica. 1962.

BRASIL. Presidência da República. Programa de Ação Econômica para o Governo. Brasília: Ministério do Planejamento e Coordenação Econômica. 1964.

BRASIL. SENADO FEDERAL. Revista de Informação Legislativa. Brasília-DF. 1966.

CANO, Wilson. Desequilíbrios regionais e concentração industrial no Brasil: 1930-1970. Campinas/São Paulo: Edunicamp/Global, 2007.

CARLEIAL, Liana. A Questão Regional no Brasil Contemporâneo. In: LAVINAS, L. et al. (Org.). Reestruturação do espaço urbano e regional no Brasil. São Paulo: Anpur, p. 35-58. 1993

CAVALCANTI, Henrique B. Distrito Federal – O Governo e a Comunidade. In: Anais do I Seminário de Estudos dos Problemas Urbanos de Brasília. Senado Federal. Brasília. 1974.

CAVALCANTI, Marcelo A. A concepção e atuação dos Programas da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste – SUDECO – no território goiânio (1975 – 1985). 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, 2009.

CAVALCANTI, Marcelo A.; BARREIRA, Celena Cunha M. A. Ações da SUDECO no desenvolvimento do Centro-Oeste no Estado de Goiás. In: Boletim Goiâno Geográfico. V 31, n. 2, p. 179-191, jul/dez, 2011.

CINTRA, Antônio C.; HADDAD, Paulo R. Dilemas do planejamento urbano e regional no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

CORREA, Roberto Lobato. O Espaço Urbano. 3 ed. São Paulo: Ática, 1995.

COSTA, Jorge Gustavo. Planejamento Governamental: a experiência brasileira. Rio de Janeiro: FGV, 1971.

COSTA, Lucio. Consideração em torno do Plano Piloto de Brasília. In: Anais do I Seminário de Estudos dos Problemas Urbanos de Brasília. Senado Federal. 1974.

COSTA, Lúcio. Relatório sobre o Plano Piloto de Brasília. In: IBAM. Leituras de Planejamento e Urbanismo. Rio de Janeiro. IBAM. 1965.

DERNTL, Maria Fernanda. O Plano Piloto e os planos regionais para Brasília entre fins da década de 1940 e início dos anos 60. In: Rev. Bras. Estud. Urbanos Reg. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp.26-44. Epub Jan 01, 2019.

ESTEVAM, Luís. O tempo da transformação: estrutura e dinâmica da formação econômica de Goiás. Tese. (Doutorado em Economia). Unicamp. Campinas. SP. 1997.

FARIA, Rodrigo de. O planejamento urbano no Brasil entre a democracia e o autoritarismo: uma interpretação em quatro dimensões. In: LEME, Maria C. da Silva. Urbanismo e Política no Brasil dos anos 1960. São Paulo: Anablumme, 2019.

FREITAG, Patricia B. A institucionalização do planejamento regional de Brasília: o FUNDEFE e o PERGEB sob a lógica da metropolização

GUIMARÃES NETO, Leonardo. Trajetória Econômica de uma Região Periférica. Estudos Avançados. 11 (29), 1997.

HARVEY, David. A Produção Capitalista do Espaço. São Paulo. Ed. AnnaBlume. 2006.

IANNI, Octávio. Estado e planejamento econômico no Brasil. 4ª Edição. Rio de Janeiro. Ed. Civilização Brasileira, 1986.

IBGE. Censo Demográfico 2010. Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, 2011.

LAFER, Celso. O Planejamento no Brasil: Observações sobre o Plano de Metas (1956-1961). In: Mindlin, Betty (Org.). Planejamento no Brasil. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001. p. 29-50.

LANER, Izadora C. Planejamento regional e desenvolvimento no Brasil: 1955-1961. Dissertação de Mestrado apresentada ao PPGFAU-UnB, 2018.

LANER, Izadora C.; FARIA, Rodrigo de; DA SILVA, Carolina P. Cândido. O ESTADO E O PLANEJAMENTO REGIONAL NO BRASIL DE 1955 A 1961: Perspectivas de análise. In: Anais do XVIII ENANPUR, 2019.

LANER, Izadora V; FARIA, Rodrigo de. Operação Nordeste: A criação da Sudene como política regional de desenvolvimento e integração nacional. In: Revista Política e Planejamento Regional. vol. 6, nº 2, maio a agosto de 2019, p. 184 – 203. Disponível em: http://www.revistappr.com.br/artigos/publicados/Operacao-Nordeste-A-criacao-da-Sudene-como-politica-regional-de-desenvolvimento-e-integracao-nacional.pdf.

LEME, Heladio; GUIMARÃES, Eduardo. A Região Metropolitana de Brasília no Contexto Regional. Campinas: Unicamp. (Textos Nepo.)

LEME, Heladio; GUIMARÃES, Eduardo. Caracterização histórica e configuração espacial da estrutura produtiva do Centro-Oeste. Campinas: Unicamp. (Textos Nepo n. 33). 1997.

LOPES, Carlos Thomaz G. Planejamento, estado e crescimento. São Paulo: Pioneira, 1990.

MONTE-MÓR, R. L. As teorias urbanas e o planejamento urbano no Brasil. In: DINIZ & CROCCO (Ed.). Economia Regional e Urbana: contribuições teóricas recentes Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. p. 61-85.

MONTE-MÓR, Roberto. Do Urbanismo à Política Urbana: notas sobre a experiência brasileira. In: COSTA, Geraldo; MENDONÇA, Jupira. (Org.). Planejamento Urbano no Brasil: trajetória, avanços e perspectivas. Belo Horizonte: C/Arte, 2008. p. 31-65.

OLIVEIRA, Francisco de. Elegia para uma Re(li)gião: SUDENE, Nordeste. Planejamento e Conflito de Classes. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

OLIVEIRA, Francisco. O Estado e o Urbano no Brasil. Espaço e Debates, n. 6. São Paulo, p. 36,1982.

ORLANDI, Geraldo. Brasília: Confronto entre o Planejamento Urbano original e a Realidade de Hoje. In: Anais do I Seminário de Estudos dos Problemas Urbanos de Brasília. Senado Federal. Brasília. 1974.

PAVIANI, Aldo. Brasília no Contexto Local e Regional: Urbanização e Crise. Revista Território. Rio de Janeiro. ano VII. n° 11, 12 e 13. Set./Out. 2003. p. 63-76.

SANTANA, Márcia. A Experiência de Planejamento Regional no Brasil: o caso da Amazônia (1985- 2003). 2009. 115 f. Tese (Doutorado em Area Planejamento Urbano e Regional) – IPPUR, Rio de Janeiro, 2009.

SCHMIDT, Benissio Viero. O Estado e a política urbana no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1983.

SERRA, Geraldo. Urbanização e Centralismo Autoritário. São Paulo: Nobel/ Editora da Universidade de São Paulo, 1991.

SINGER, Paul I. Desenvolvimento e crise, 2.ed.. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.

SINGER, Paul. Economia Política da Urbanização. São Paulo: Brasiliense, 1987.

SOUZA, Maria Adélia A. O II PND e a Política Urbana Brasileira: Uma Contradição Evidente. In: DEAK C.; SCHIFFER, S. (Org.). O processo de urbanização no Brasil. São Paulo: Edusp/Fupam, 1999.

STEINBERGER, Marília. Formação do Aglomerado Urbano de Brasília no Contexto Nacional e Regional. In: PAVIANNI, Aldo. Brasília – Gestão Urbana: conflitos e cidadania. Brasília: Ed. UnB, 1999.

STEINBERGER, Marília; BRUNA, Gilda C. Cidades médias: elos do urbano-regional e público-privado. In. ANDRADE, Thompson. A. e SERRA, Rodrigo V. (Org.). Cidades Médias Brasileiras. Rio de Janeiro: IPEA, 2001. p. 35-77.

TIMM, Paulo. Brasilianas. Brasília: Paralelo 15, 1998.

TOLOSA, Hamilton C. Política Urbana e Redistribuição de Renda. In: TOLEDO, A. H.; CAVALCANTI, M. (Org.). Planejamento Urbano em Debate. São Paulo: Cortez & Moraes, 1977.

TORRES, Andréa. Imprensa: Política e Cidadania. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.

TREVISAN, Ricardo; RAMOS, Edna Maria M. da Luz. SUDECO e Liquelândia (MT): o planejar uma cidade nova. In: Paranoá – Cadernos de Arquitetura e Urbanismo. N. 25, 2020, p. 38-55.

VAINER, C.; SMOLKA, M. Em tempos de liberalismo: tendências e desafios do planejamento urbano no Brasil. In: PIQUET, R.; RIBEIRO, A. (Org.). Brasil, território da desigualdade: descaminhos da modernização. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1991.

VAINER, Carlos. Planejamento Territorial e Projeto Nacional: Os Desafios da Fragmentação. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 9, n. 1 maio, 2007.

VESENTINI, José William. A Capital da Geopolítica. São Paulo: Ática, 1986.

Downloads

Publicado

2021-09-24

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Freitag, P., & Faria, R. S. de. (2021). O Planejamento regional no centro-oeste brasileiro: ações da SUDECO e a região geoeconômica de Brasília. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 19, 1-21. https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.170828